quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Doença pé,boca,mão...

Pois é o Tomazito no primeiro dia do pijama, (ontem dia 20-11-2012) que até prometia ser divertido os miúdos todos de pijama no infantário  foi passado em casa pois apanhou uma virose que tem como nome a doença mão-pé-boca.
Nunca tinha ouvido falar mas é muito comum em criança com menos de 5 anos mas também se pode manifestar em adultos, geralmente demora 3 a 6 dias a manifestar-se e realmente ele desde quarta/quinta-feira que não tem dormido muito bem e ele costuma beber muita agua durante a noite e dia e eu notei que rejeitava na sexta-feira passada, notei que quando o fui buscar ao infantário que tinha uma "afta" perto dos lábios e no rabinho tinha bolhas que pareciam espinhas e no pé também tinha uma bolha.
No sábado estava chatinho coisa que não é dele pois ele é bem disposto, por isso algo se passava, já para não falar do facto de se babar todo pensávamos nos que eram os dentes.
Medi-lhe a febre e tinha 38.5  fui ao hospital, quando cheguei ao hospital já tinha na parte interior dos lábios muitas bolhas algumas com pontos brancos.
E foi lhe diagnosticado a doença pé/boca/mão e que as ditas "aftas" que vemos no interior da boca são na realidade ulceras dolorosas e a baba é normal visto que tendo a boca assim infeccionada perde a sensibilidade não controlando a saliva.
Foi lhe receitado benuron de 6h em 6h e se caso a febre não baixar com o benuron ao fim das 6h alternar com  i-bu-ron (frufen em repositórios) de 8h em 8h e colocar dentro da boca 1/2saqueta de sucralfato generis (3xdia 30min. antes das principais refeições).
 Normalmente as viroses duram 3 dias, mas ontem foi a medica e não lhe deu alta mandou-o ficar em casa mais dois dias, tem a boca toda rebentada e ainda é contagioso, ele febre desde ontem a noite que não tem, mas de noite não dorme nada cheio de dores passa a noite a berrar e a contorcer-se, por isso a medica mandou dar benuron mesmo que ele não tenha febre para aliviar as dores pois diz que é muito doloroso, já para não falar que comida tem que ser toda passada porque tem bolhas até ao fundo da garganta e mesmo assim até os líquidos são bebidos a custo, por isso vou lhe dando soro preparado fresquinho para o manter hidratado e alimentação essa tem que ser praticamente fria até me aconselharam a dar lhe uma alimentação mais a base de líquidos e frescos, como iogurtes, um geladinho :).

Os sintomas:

  • Febre 
  • Falta de apetite
  • Dor de garganta
  • Dor de cabeça
  • Pequenas úlceras dolorosas dentro da boca, na língua, na parte interna das bochechas e 
  • gengivas (duram de 4 a 6 dias)
  • Erupção ou vesículas (bolhas) na palma das mãos, dedos e na sola dos pés durante 7 a 10 dias
  • As bolhas também podem aparecer nos joelhos, nos cotovelos, nas nádegas ou na região genital
Mas algumas pessoas podem não ter nenhum sintoma da doença, e somente sentir dor na boca ou ter uma 
erupção de pele. As crianças podem ficar desidratadas se tiverem dificuldade para tomar líquidos por 
causa das lesões dolorosas na boca por isso se deve de dar coisas liquidas e mais fresquinhas para ser mais fácil de ingerir. 
Este vírus pode estar presente nas fezes, nariz (muco) e garganta (no cuspe) de uma pessoa 
infectada.
Tocar nas fezes de uma pessoa infectada (por ex. ao trocar uma fralda)
Tocar no nariz e garganta de uma pessoa infectada e depois tocar no 
seus olhos, nariz ou boca
Tocar em objetos tais como brinquedos e maçanetas de portas contaminados pelo vírus
A fase de contágio pelas pessoas infectadas é maior durante a primeira semana da doença, mas o vírus 
pode ficar no organismo durante várias semanas após a pessoa não ter mais sintomas. Isso significa 
que as pessoas infectadas ainda podem transmitir a infecção para terceiros mesmo que pareçam estar bem.

Nota:

o outono/inverno é a época desta doença.

beijinhos a todos



Sem comentários: